sábado, 25 de setembro de 2010

História de Canoinhas
Canoinhas é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º10'38" sul e a uma longitude 50º23'24" oeste, estando a uma altitude de 839 metros. Possui uma área de 1.144,837 km².
O município de Canoinhas é conhecido também como Capital Mundial da Erva-Mate, situa-se no planalto norte do Estado de Santa Catarina, fazendo divisa as cidades de Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Timbó Grande, Irineópolis, São Mateus (PR), Paula Freitas (PR) e Paulo de Frontin (PR). A economia do município está principalmente relacionada à agricultura. A madeira já foi a principal atividade economica do município até os anos 70. Sem estradas asfaltadas, na época, Canoinhas encontrava-se ilhada dos demais centros econômicos, principalmente em períodos de chuvas. Com a pavimentação da rodovia BR-280, houve uma expansão considerável na sua economia, em fins dos anos 80, advindo daí a instalação da Faculdade do Contestado, fator que tornou a cidade um polo educacional muito procurado. Uma das cidades mais frias do país, no inverno, Canoinhas amanhece envolta em névoa e com seus campos cobertos de geada.
História
Canoinhas foi fundada em 1888 como Santa Cruz de Canoinhas. Tornou-se distrito em 1902 e, separada de Curitibanos em 1911, foi o centro da Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Por volta de 1930, um ramal ferroviário, implantado para uni-la ao distrito de Marcílio Dias, integrou a cidade à estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul e ao porto de São Francisco do Sul, provocando uma grande revolução na economia local. A variedade étnica vem desde o início da história do município, que atraiu imigrantes alemães, italianos, ucranianos e japoneses por causa da erva-mate, no início do século passado.
Um dos assuntos mais polêmicos diz respeito ao topônimo ‘Santa Cruz de Canoinhas’, tido como a primeira denominação do lugar. Na verdade, o primeiro nome do lugar era mesmo apenas ‘Canoinhas’, apropriado do rio que lhe empresta essa designação. O termo ‘Santa Cruz de Canoinhas’ só apareceu após 1895 quando, segundo a tradição, o fundador Francisco de Paula Pereira, na presença do padre jesuíta João Maria Cybeo, ergueu uma cruz no ponto mais alto e mais próximo ao povoado, originando, então, a capela do lugar.
Geografia
Solos e relevo
O relevo de Canoinhas é constituído de um planalto de superfícies planas, onduladas e montanhosas com denudação periférica. O solo apresenta média e boa fertilidade em relevos praticamente planos margeando rios ou locais de depressão. A textura é argilosa. Este solo apresenta viabilidade no manejo com restrições em determinadas áreas.
Recursos hídricos
Quanto à hidrografia, o município é banhado pelas bacias dos rios Iguaçu e Negro. Desses, os principais afluentes são: o Paciência e o Canoinhas. O rio Tamanduá ocorre nos limites com Timbó Grande. Há, também, tributários menores como o do Alemão, Água Verde, dos Pardos, dos Poços, Fortuna, Preto, Timbozinho, da Areia, Santo Antônio e Arroio Grande.
Vegetação
A vegetação predominante é a de araucária, embora grande parte dessa espécie tenha sido dizimada pelo extrativismo florestal. Segundo Reinhard Maack (1950) a região é classificada como Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária), com Floresta Ombrófila Mista Aluvial nas suas planícies, Floresta Ombrófila Mista Montana (500 - 1.000m s.n.m.) e Floresta Ombrófila Mista Altomontana (acima de 1000m s.n.m.). Nos sub-bosques predomina a erva-mate, historicamente responsável por uma das maiores riquezas econômicas do Município.
Bairros de Canoinhas
Água Verde
Alto da Tijuca
Alto das Palmeiras
Boa Vista
Campo d'Água Verde
Centro
Industrial n°1
Industrial nº2
Jardim Esperança
Piedade
Sossego
Tricolin
Principais localidades rurais
Arroios
Alto dos Pinheiros
Barra Mansa
Campo do Trigo
Campo dos Pontes
Caraguatá
Cerrito
Colônia Bonetes
Encruzilhada
Erval Bonito
Fartura
Felipe Schmidt
Lajeado
Marcílio Dias
Paciência dos Neves
Parado
Paula Pereira
Pinheiros
Rio da Areia do Meio
Rio da Areia de Baixo
Rio dos Pardos
Rio do Pinho
Salseiro
Salto do Água Verde
Santa Emídia
Santa Leocádia
Santo Antônio dos Wosgrau
Serra das Mortes
Taquarizal
Taunay
Valinhos

Nenhum comentário: