quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O despertar das crianças para o mundo da leitura

Devido o trabalho de professores da educação infantil em incentivar a leitura, o que se tem notado é que muitas crianças, que nem sequer ainda passaram pelo processo formal de alfabetização, já estão adquirindo o gosto pela leitura.




Algumas escolas e creches criadas pela central da Universidade de São Paulo participaram de um projeto de imersão no universo da leitura, no qual realizaram várias leituras com o objetivo de desenvolver na criança tal prazer.

Quando se desenvolve um trabalho desse padrão, propicia à criança o acesso à norma culta da língua desde cedo, proporcionando uma participação social significativa.

A leitura é uma prática social e a criança tem direito de ter acesso a ela, muitos educadores consideram somente outras práticas necessárias, como a música, por exemplo.



Segundo estudiosos, para obter sucesso ao indicar uma obra literária para o aluno, é necessário considerar algumas condições didáticas importantes:



• Ter um bom acervo de livros de forma que facilite a seleção dos títulos e das ilustrações, além de ter um bom enredo e não apresentar vocabulário pobre ou infantilizado.

• Tornar a leitura uma rotina para as crianças.

• Preparar-se para o momento da leitura, arrumar um ambiente favorável, uma espécie de “Cantinho da Leitura.”

• Ensinar a diferença entre ler e contar histórias, de forma que a criança se identifique com a linguagem escrita.

• Conhecer para indicar. Os professores precisam ter um bom conhecimento dos livros que serão indicados, além de gostar deles.

• Realizar a discussão coletiva de cada texto.



O incentivo à leitura desde os primeiros anos escolares é uma das principais e mais importantes missões da escola.

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